Nossos valores trazem os pensamentos e os sentimentos de todos
Os valores são fundamentos morais e espirituais da consciência humana.
Nossa árvore de valores
VALORES HUMANOS
Tudo muito bom, coerente e preciso. Mas quem se lembra que antes do profissional, vem o homem? Alguém se recorda que valores humanos são mais poderosos e valiosos que indicadores de um melhor desempenho?
É muito bom dominar dois idiomas e dominar a tecnologia. Mas isso dá mais condição ao ser humano do que ética, honestidade e outros valores semelhantes? Dá mais qualidade de vida e integridade?
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social.
A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade.
Para um profissional/homem conduzir com sucesso (que é um conceito relativo à cada um) a sua vida, tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e a sua trajetória por este mundo.
Entendo que os principais sejam : honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação e desapego) e amor.
Ter as dimensões da saúde respeitadas e harmonizadas, passa a ser o grande aliado dos valores humanos de cada um. Saúde mental, espiritual, emocional, física e financeira equilibradas e integradas sem atropelo.
Pense um pouco nisso, quando falar de empregabilidade, antes de sair correndo atrás de idiomas, tecnologia ou outras formas de preparo profissional. Pense em você inteiro e holístico, pense como amigo, como mentor e como cidadão. A responsabilidade de lembrar de você, é somente sua, de ninguém mais.
Para melhor compreensão do aluno de como era a divisão política administrativa da América espanhola no século XVIII, confeccionamos mapas em escala maior, modelando com massa corrida, destacando os vice-reinos espanhóis com cores diferentes. Para melhor interpretação foram colocados legendas.
O feudalismo formou-se por meio de um longo processo histórico que combinou elementos de origem romana e germânica.
Com a divisão do império carolíngio, houve enfraquecimento do poder do rei. Quando os Vikings, árabes e hungaros invadiram a Europa, no século IX e X o rei pediu ajuda militar aos nobre e, em troca, doaram a eles um feudo.
Feudo era um pedaço de terra na qual suas principais características são: dependência e fidelidade, poder político descentralizado, predomínio do cristianismo e economia de subsistência.
O feudo compunha-se por alguns elementos.
1- Castelo
2- Campos
3- Pastos
4- Moinhos de vento
5- Aldeia
6- Igreja
A sociedade feudal era constituída pela nobreza, o clero e os camponeses.
Nobreza: eram os reis, duques, marques, condes, viscondes e barões.
Clero: eram os cardeais, bispos e padres.
Camponeses: eram os servos pessoas responsáveis pelo trabalho de cuidar da plantação do senhor, construir e consertar caminhos e pontes e entrega ao senhor parte do que produzia e além disso pagava-se o dízimo (10% da sua produção).
Confecção dos trabalhos.
1º passo- Pesquisa sobre o Feudo na sala de informática.
2º passo- Confecção de um feudo por elementos. Cada equipe fez um elemento de um feudo.