COM A PALAVRA LIVRE NOSSO VEREADOR MIRIM

Excelentíssimo Presidente da Mesa Diretora da Câmara Mirim.
Excelentíssimos Vereadores Mirins.
Senhoras e Senhores Presentes

Boa Tarde.

Com base em pesquisas e discussões comentaremos sobre “O programa Bolsa Família”.

Um programa criado pelo Governo Lula em 2003

O que é: É o maior programa de transferência de renda da história do Brasil. O BOLSA FAMÍLIA nasce para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria. Através do BOLSA FAMÍLIA, o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas. Este programa se integra ao FOME ZERO que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada.

O Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional. Que tenham a renda mensal (limitada140,00 reais), que possuam crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos de idade, o valor do benefício recebido pela família pode variar entre R$ 32 a R$ 242.

Mas é importante que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e os dependentes com frequência na escola e vacinados. E participando das atividades do Centro de Referência de Assitencia Social (CRAS), no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que oferecem atividades esportivas e culturais.

Caso a Família não cumpra estes requisitos haverá cancelamento ou bloqueamento do beneficio.Que é monitorado pelo Agente social da cidade e pelo Ministerio da Educação (MEC) e também pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O Bolsa Família é citado por alguns analistas como sendo um dos responsáveis pela redução do índice de miséria no Brasil. Outros paises seguiram o exemplo e implataram o Programa Exemplos: Estados Unidos e México.

Muitos analistas e opositores ao Programa Bolsa Família também vêem nele apenas uma espécie de "bolsa eleitoral", que serviria para subornar as camadas mais vulneráveis da população com transferências de dinheiro para obter mais eleitores.E muitos responsaveis pela familia não trabalalhariam e viveriam disto.

Eu acho isso um absurdo as familias merecem ser ajudas e governo também pensa em acabar com a fome no Brasil que é a vergonha mundial. E as crianças não ficariam na rua e iriam para a escola e nos projetos oferecidos pelo governo e teriam mais conhecimentos.

Fabiano Fagundes – Vereador Mirim E.E.B. São José