DIA DO DESAFIO

Atendendo ao convite da Fundação Municipal de Esportes de Fraiburgo, a E.E.B. São José participou do desafio de nesse dia (30 de Maio de 2012) ter maior número de pessoas fazendo algum tipo de atividade física. Nosso município estará concorrendo com a cidade de Santiago - país Guatemala.

A atividade desenvolvida foi ginástica, coordenados pelos professores de Educação Física no espaço escolar, com a participação de 450 alunos, professores e direção.




FESTA JUNINA

Convite de Festa JuninaVenham participar da Festa Junina da nossa escola.
Será no dia 01/06/2012  (sexta-feira)
Pavilhão da igreja São José
A partir das 18h30min

Contamos com a presença de todos!

Relação entre indivíduo e sociedade

As turmas de 1º ano 01,02 e 04 do Ensino Médio, na disciplina de sociologia, coodenados pela professora Nilfa,  fizeram a releitura do poema de Carlos Drummond de Andrade, "Eu Etiqueta". Para mostrar aos consumidores que não há necessidade de usarmos roupas de marca com grandes estampas, pois estariamos fazendo propaganda gratuitamente, ou seja, pagando para sermos de marcas milionárias.
Este poema passa como mensagem, que a sociedade impõe que, para ser um bom cidadão temos que  nos vestir bem e de acordo com a moda.

Varal de Poesias (Cordel) - 1ª séries Ensino Médio.


         A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um caráter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no mundo da leitura, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

         Através de um varal (Cordel) os alunos do 1º séries do ensino médio fizeram a exposição das poesias produzidas na aula na disciplina de língua portuguesa com auxilio da professora Vera Lucia Pereira.


Janela Indiscreta 5ª série 01

       "Imagine que cada janela dá para uma paisagem, para uma cena, para um ponto qualquer e único do mundo, do universo"
       Porque, assim como as janelas de um edifício nos possibilitam visualizar paisagens, cotidianos diferentes... a televisão por meio de sua tela, permite-nos assistir a vários canais.
       Lido um livro cada aluno, relacionando-se com a imaginação, sem relação com a realidade, inventando, com seu poder de decisão e liberdade de escolha.
             
                              
          Imagine-se dentro de um imenso edifício numa grande sala enfeitada por centenas , milhares de janelas pelas paredes. Você tem a possibilidade de ir até qualquer uma das janelas, como que voando ou flutuando, para espiar o que se passa lá fora. Ainda que cada janela dá para uma imagem, para uma cena , para um ponto qualquer e único do mundo, do universo. Porém, você, tem centenas, milhões de opções para ver as coisas diferentes a partir de cada uma das janelas.


Trabalho Infantil

       Vivemos em um mundo de muita violência infantil, ainda hoje temos crianças que ao invés de estarem na escola estão trabalhando. Trabalham para sustentar os próprios pais, ou porque foram abandonadas e precisam trabalhar para se sustentar.
       Algumas crianças não tem o direito de ir à escola. No Brasil segunda dados do IBGE três milhões de crianças trabalham.
       O trablho infantil é ilegal, está na Constituição Federal, no artigo 70 inciso 33 "Adolescentes de 14 anos podem trabalhar como aprendizes".
       Os alunos da 4ª série 02 fizeram em forma de varal, alguns direitos que para eles seria o correto que todos as crianças tivessem.