Quando pensamos a Educação, nos deparamos com diversos entraves... Infelizmente muitos destes são concebidos pela realidade em que interagimos. Lendo o blog do Professor Moran é fácil perceber que as tecnologias evoluem constantemente, muito mais que a própria cultura. E é nessa evolução que nós, que nos dizemos Educadores, podemos por vezes chegar a ser obsoletos caso não acompanhemos tal evolução. Ainda mais agora que os nosso alunos tem muito mais informação e TEMPO do que nós, pobres mortais professores...
É essencial que se provoque mudança e quebra de ideologias formadas e/ou deformadas no decorrer do tempo...
Cabe aqui uma reflexão: que tipo de Educador somos? Tecnologia quando, como e para quê/ Com que condições para executar realmente esse meio fundamental no processo ensino-aprendizagem?
Modismo/ Ou presença eficaz?Não basta saber o caminho... é essencial querer percorrê-lo!
E você, colega educador... O que pensa sobre isso?
Palavras podem convencer, mas são os exemplos que arrastam... como na frase célebre: Seja você a mudança que deseja ver no MUNDO!
Nas palavras de Moran, "... E isso não depende só de tecnologias, mas programas estruturais que valorizem os profissionais na formação e no exercício efetivo da profissão, com salários e condições dignas, onde eles se sintam importantes. As tecnologias são uma parte de um processo muito mais rico e complexo que é gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em profunda transformação."
Referências Bibliográficas:
Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/digital.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário