ELEIÇÃO VEREADORES MIRINS 2010/2012



A nossa escola aderiu ao programa “vereadores mirins” e nossos candidatos são:

FELIPE KOKMANSKI – Nº 5863 5ª03

Vou lutar para melhorias na minha escola, reformas nas janelas e paredes e fazer um projeto para que conscientização de que não se deve jogar lixo no chão. Ensino de qualidade será garantia de um futuro melhor!!!


LEANDRO HENRIQUE DE MATIA MOREIRA – Nº5868 6ª01


GABRIELE SCAPINELLO – Nº 5866 6ª02

Meu nome é Gabriele Scapinello, gostaria de contar com o aopio de vocês para me tornar uma vereadora mirim, sei que tenho capacidade para assumir este cargo de responsabilidade e bem representar a nossa escola.
Os motivos que me levaram a aceitar a candidatura a Vereadora Mirim:

  • Sou esforçada e dedicada;

  • Vou assumir uma responsabilidade grande que pretendo jamais faltar;

  • Quero trazer novidades interessantes para nossa escola;
VOTE NA GABI NÚMERO 5866

JOSIANE APARECIDA FERREIRA LISBOA – Nº 5867 6ª03

Sou uma menina prestativa e dedicada a nossa escola;
Busco meus objetivos;
Nunca desisto;
Pretendo defender os direitos da criança e adolescente junto a câmara de vereadores;
Tenho certeza que bem representarei a todos os alunos da Escola de Educação São José junto aos vereadores mirins;
Votem em mim e terão motivos para se orgulhar.

WINDERSON ALAN MOREIRA DA SILVA – Nº5871 7ª01

FABIANO FAGUNDES – Nº5863 7ª02

Desejo ser um vereador mirim para ajudar minha escola e bem representá-la na câmara de vereadores. Quero conhecer o trabalho de um vereador para repassar aos colegas na escola.

MATHEUS STRAGINSKI – Nº 5869 8ª02

Pretendo ser vereador mirim pois sempre tive vontade de participar ativamente do mundo político, mundo este que há muito vem sendo dominado por políticos desonestos.
Vivemos numa sociedade cansada e descontente com as várias e incessantes peripécias políticas, como para tudo existe mudança acredito que se deva começar pelos pequenos, elegendo candidatos sérios, comprometidos com os ideais de seus representados.
Com a certeza que precisamos de pessoas com ideais de mudança e que provem que é possível construir um mundo melhor.
Peço humildemente sua colaboração para que se possa começar uma mudança, colabore votando em mim.
Portanto no dia 12 de maio lembre-se “PELO AMOR DE DEUS, VOTE NO MATHEUS”

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Professor Gustavo – QUÍMICA
Para desenvolver o conteúdo de separação de misturas, os alunos foram levados ao laboratório de informática para estudar os processos de forma interativa no site http://www.pucrs.br/quimica/professores/arigony/lab.html, pois estes podem montar os equipamentos, lembrar os nomes das vidrarias, pois quando passam o mouse sobre a figura o nome aparece. Após o educando ter encaixado todas as peças do sistema de forma correta, é possível ainda visualizar o processo com animação que o site disponibiliza.


Indicação dos nomes das Vidrarias

Imagens retiradas do site 

Este recurso pode ser usado para alunos do 1º ano do ensino médio como para os alunos do 3º ano do ensino médio.

Os alunos se demonstraram interessados na aula, podendo visualizar os processos, pois são métodos de separação que envolvem uso de calor, sendo necessário uso do bico de Bunsen ou lamparina, não sendo seguro realizá-los com turmas muito grandes, pois há risco de ferimentos.

Nas fotos abaixo, os alunos estudando e realizando as atividades que o site disponibiliza.


Alunos da 1º03 período noturno.


Alunos da 1º03 período noturno.




As ferramentas computacionais nos permitem trabalhar diversos conteúdos, melhorando assim a aprendizagem dos nossos alunos, os resultados são vistos na satisfação dos alunos.

DIA 18 DE ABRIL – DIA DO LIVRO

     Quando a professora Ana Julcili Pazini chegou na sala de aula contando a biografia de Monteiro Lobato, autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo no seu projeto de contação de histórias para os estudantes da 2ª série do ensino fundamental foi uma experiência sensacional.
            Os gestos, expressões faciais, cores das roupas,  palavra escrita, desenho, música, silêncio fazem parte da extraordinária riqueza de recursos que as pessoas usam para transformar a realidade.
            A cada história contada os alunos se reconheciam no personagem. Como todos estavam encantados a professora resolveu apresentar os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo através do desenho e da leitura.
Foi uma semana de muito trabalho para finalizar os alunos vieram para escola caracterizados como personagens da época do início do sítio do pica-pau amarelo.


Páscoa. Turma prof. Rosilda.



É muito lindo e emocionante ver a magia que o coelhinho da Páscoa desperta nos pequenos. Eu não deixei passar em branco e fotografei.Foi a festa...

Dia da Mentira – 1º de Abril


Menino Maluquinho (Melhoramentos) e Pinóquio (Walt Disney)
Encontro em Paris, capital da mentira
Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola