Pré - História

         Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da pré - história. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Esses grupos humanos costumavam se abrigar em cavernas e em cabanas construídas com paus e ossos de mamutes, cujo teto era coberto por ramagens ou peles de animais. É nas cavernas onde encontramos as primeiras pinturas realizadas , podemos considerar um verdadeiro salão de arte. 
         Estudando a pré-história podemos visualizar nitidamente as  divisões políticas dos nômades caçadores e coletores e o neolítico dos agricultores e pastores, onde o cotidiano da vida de uma vila neolítica é demonstrado através das maquetes feitas pelos alunosdo primeiro ano do ensino médio.
         Esse temas foram trabalhados pelas professoras Nilfa de Fátima e Jorgeana Haupt nas disciplinas de história e arte.
 
 

Idade Média

         Devido a desestruturação do Império Carolíngio, parte da Europa passa por uma ruralização onde elementos romanos e germânicos unem-se formando uma nova estrutura política, econômica e social chamado feudalismo.
 
 
         Este assunto foi estudado e demonstrado pelos alunos das sétimas séries na disciplina de História, ministrado pela professora Nilfa de Fatima Xavier Donatti.

Um olhar sobre o Brasil e o Negro

          Apesar da força dos nossos poetas cantores, dos nossos artistas, da presença negra no futebol e na literatura e de termos também o geógrafo do mundo Milton santos, a invisibilidade da população negra continua, hoje menor, mas continua.
         Em datas e situações oportunas, como: 13 de maio, 20 de novembro, carnaval e campeonato mundial de futebol, agora também nas competições de ginástica olímpica, como a atleta Daiane dos Santos.
         As cotas, apesar da resistência dos antigos aleado da causa negra, já são uma realidade em diversas universidades públicas e o embranquecimento tão caro e negros e brancos, parece não passar de falácia, ja que, segundo o IBGE, no Brasil, 88% dos casamentos se dão com branco, negro se casa com negra e pardo se casa com parda. Apenas 12% da população brasileira realiza uniões interétnicas.
         O negro no Brasil tem um longo caminho na chamada cidadania, pouco conhecida pela maioria da população. Muitas vezes, tal situação sugere que a questão do negro e da discriminação que ele sofre é de natureza social r não racial. Muita folha de papel já foi usada na tentativa de convencer uma parcela significativa da população negra brasileira de que o preconceito racial acaba quando se conquista a igualdade social e ou econômica, já que segundo alguns, o problema racial, entre nós, não existe, é apenas fruto das diferenças de classe.
          Essa trabalho foi realizados pelas professoras Nilfa de Fátima e Ana Julcili Pazini.
          
 
 
 
 
        

Assembléia de Pais

          Aconteceu no último dia 20/03/2014 a Assembléia de Pais da E.E.B São José. Foi uma importante reunião pois deliberamos sobre :
         * Eleição da diretoria da APP 2014/2015.
         * Repasse das normas gerais da escola. 
         * Projeto Viajando na Leitura.
         * Apresentação dos professores e funcionários..
        Na ocasião recebemos a Sra. Aline Buratto Perazolli que fez uma fala intitulada "Relação Pais e Filhos".
         Agradecemos a presença dos pais e partimos do princípio que família e escola devem andar juntos.
 
 
 

Dia da Poesia

               14 de março, dia nacional da poesia, em homenagem ao poeta brasileiro Castro Alves.
Esse dia foi criado para promover a leitura e a escrita, uma viajem ao mundo encantado da poesia.
              Para facilitar essa viagem, foi organizado como alunos dos sétimos e oitavos anos, sob a orientação da professora Mirian Balestrin, uma sala com diversas poesias ilustradas e uma breve biografia do autor homenageado, Castro Alves, onde é possível desfrutar boa.ns momentos de leitura.
              " A poesia  imortaliza tudo o que há de melhor e mais belo no mundo"
(Mary Shelley)