GEOGRAFIA

A Geografia é uma ciência que tem por objeto de estudo o espaço; não o espaço cartesiano, mas o espaço produzido através das relações entre o homem e o meio, envolvendo aspectos dialéticos e fenomenológicos. Para Vidal de La Blache Geografia é a Ciência dos Lugares, já Hartshorne diz ser a ciência da diferenciação de áreas. A concepção dialética do espaço geográfico entende que a natureza humanizada influencia e é influenciada pela sociedade que produz e reproduz o seu espaço. Uma definição simples poderia ser: Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio.




O PROFESSOR DE GEOGRAFIA

O professor de Geografia é o profissional que tem titulação de Licenciado em Geografia, podendo exercer legalmente apenas as funções de docência, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental (antigas 5ª a 8ª série), e todo o Ensino Médio. Para lecionar no Ensino Superior, especialmente nas universidades públicas brasileiras, tanto o licenciado quanto o bacharelado comumente faz um curso de pós-graduação, não necessariamente na Geografia, mas também nas áreas afins. A obrigatoriedade fica por conta de cada edital de concurso ou da política interna das universidades.

CARTOGRAFIA

Através da produção de mapas e cartas a Cartografia manifesta-se como uma linguagem essencial para a produção de imagens geográficas através de conceitos espaciais como Localização, Densidade, Distribuição, Escala, Distância. A cartografia clássica juntou-se com a abordagem mais moderna de análise geográfica, baseada em sistemas de informações geográficas computadorizadas (GIS). A cartografia estuda a representação da superfície de Terra com símbolos abstractos. Pode-se, sem muita controvérsia, dizer que a cartografia é a semente da qual nasce, um campo Maior, a Geografia

O lugar onde moramos


Hipertexto quer dizer texto suporte que acopla outros textos em sua superfície através dos links que têm função de conectar um novo espaço para a informação escrita, leitura e como instrumento pedagógico.

flor

As flores são vermelhas;
O mar reflete o azul do céu,
meu amor pela natureza será eterno.

Mensagem

O SENTIDO DA VIDA



"Não sei...

se a vida é curta ou longa demais pra nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não
seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira,
pura...enquanto durar....“

(Cora Coralina)

"


Beautiful Flower.

santos dumont

A história abordada pode relacionar-se com a história da informática ,assim como Dumont ousou fazer aquilo que todos achavam impossivel nós também podemos fazer uso da informática em sala de aula e também colher os frutos dessa ousadia.Com certeza essa evolução afeta nossas vidas e se não acompanharmos essa evoluçao estaremos fadados ao fracasso.Atecnologia está no nosso dia a dia como o ar que respiramos ,ela penetrou em todos os meandros da sociedade;escola escritório ,trabalho, diversão....Conclui-se a não possibilidade de continuidade do desenvolvimento humano sem o conhecimento mínimo de informática.

A ERA DE VOAR.
A partir da construção do primeiro aeroplano houve um aperfeiçoamento das tecnologias, não só no plano aéreo, mas em todas as esferas culminando com a aceleração e sofisticação do mundo informatizado, em fazer a esperança de um mundo diferente e melhor, da sua criatividade de criar ou conquistar novos esforços de atuação.
A educação tecnológica tornou-se fundamental e tem importante papel a ser considerado no momento atual. Mais ainda ao formar agentes sociais de inovação tecnológica, torna esses inovadores aptos a equacionar problemas de vivência de seu grupo de interesse. Formar pessoas enquanto agentes de inovação tecnológica e torná-las capazes de reconhecer contextos.
Com rapidez na comunicação, interação educativa, com troca de saberes, expansão de fronteiras requerendo uma apreensão do momento atual do desenvolvimento mundial em que, se torna cada vez mais numa visão global das técnicas.
O professor se tranforma no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar informações mais relevantes. permitindo um novo encantamento na escola ao abrir suas paredes e possibilitar que os alunos conversem e pesquisem como outros alunos da mesma cidade ou de outra parte do mundo, respeitando seu próprio ritmo e aumentando consideravelmente os recursos de uma sala de aula.

Olha que linda a flor que eu achei!

HIPERTEXTO

HIPERTEXTO

Hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
É na verdade um código que serve como link para um site. É hiper porque está além do texto simples: ele remete a outra coisa.
http://br.answers.yahoo.com/search/search_result;_ylt=AgSPIG.9yEi_89DmLebWi6XT7At.;_ylv=3?p=hipertexto

Hipertexto
HipertextoO hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.
Postado por Michele às 13:41 0 comentários

hipertexto (katia)

hipertexto
é um texto com link. Qualquer texto adicional, que complemente uma idéia do texto, pode ser linkada, facilitando a possibilidade de o texto estar completo.

hipertexto (sirlene)

Hipertexto é um texto com link. Qualquer texto adicional, que complemente uma idéia do texto, pode ser linkada, facilitando a possibilidade de o texto estar completo.

HIPERTEXTO

Hipertexto

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.
www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html - 21k


HIPERTEXTO

hipertexto é um comentário feito sobre um texto original fazendo as adaptações necessária ou complentando-o quando necessário.
Em informática hipertexto é a visualização de informações em documentos que possuem referências internas para outros documentos. Mas não é apenas na internet que o hipertexto é usado como modelo e informação.
Segundo dicionário Aurélio hipertexto significa conjunto de blocos mais ou menos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, de tal modo que o leitor possa passar diretamente entre eles, escolhendo seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada.

Do Sonho aos Ares

O desenvolvimento tecnológico e o computador nos trouxeram, além da automação em nossas casas e locais de trabalho, novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças.Para nao ficarmos fora deste novo mundo precisamos nos aperfeiçor por meio da aprendizagem.
Vivemos numa era de transformações.Grandes mudanças ocorrerrão em nossas vidas, no trabalho e ao nosso redor.

Hipertexto

Hiopertexto é uma narrativa de múltiplas posssibilidades,por meio das quais os próprios leitores constroem a sua história com base em informações referenciais. Os leitores utilizam o hipertexto para traçar os caminhos e o desenvolvimento das ações. acrescentando, agregando, modificando o texto original e tornando-o um novo texto (LEÃO,1999,p.27).

hipertexto (marcos)

hipertexto
é um texto com link. Qualquer texto adicional, que complemente uma idéia do texto, pode ser linkada, facilitando a possibilidade de o texto estar completo.
A tecnologia hoje em dia está muito avançada, por isso temos que nos atualizar, para poder passar aos alunos uma educação de boa qualidade, motivando sempre os nossos alunos, a virem a escola, sempre trazendo novidades, pesquizando e utilizando a internet.

Hipertexto

Hipertextos


Hipertexto significa um texto suporte a outros textos em sua superfície, sendo acessado através dos links, que tem a função de dar sentido ou complementar o texto principal.

Criado em 1963 por Ted Nelson, filósofo e estudioso dos Estados Unidos.
Na informática significa a visualização de informações, onde as referências internas servem para outros documentos ou links.
O hipertexto mais conhecido hoje é o world wide web.

Fonte: Wikipédia, a Enciclopédia Livre

Hipertexto


O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores [6]. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' [18, 48]. O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60 [36].O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''. Postado por Valeica às 12:08 0 comentários

Hipertexto

Hipertextos

Hipertexto significa um texto suporte a outros textos em sua superfície, sendo acessado através dos links, que tem a função de dar sentido ou complementar o texto principal.

Criado em 1963 por Ted Nelson, filósofo e estudioso dos Estados Unidos.
Na informática significa a visualização de informações, onde as referências internas servem para outros documentos ou links.
O hipertexto mais conhecido hoje é o world wide web.

Fonte: Wikipédia, a Enciclopédia Livre

HIPERTEXTO

Em computação, hipertexto é um sistema para visualização de infomações cujos documentos contêm referências internas para outros documentos, e para fácil publicação, atualização e pesquiza de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a Word Wide Web, no entanto a internet não é o único suporte onde esse modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Hipertexto O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é u

Hipertexto

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores [6]. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' [18, 48]. O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60 [36].

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.



Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997

educação digital

o curso de inclusão digital traz novas maneira de como usarmos o mundo digitalizado à nosso favor, bem como utilizá-lo como meio fundamental do processo de uma aprendizagem motivadora.

Hipertexto

Hipertexto

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores [6]. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' [18, 48]. O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60 [36].

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.



Imre Simon
Wed Jul 16 16:46:01 EST 1997

Hipertexto

Hipertexto - é uma rede de informações e conhecimentos interligados, onde o usuário aprende explorando e descobrindo no espaço a partir de fatores motivacionais, tendo grande autonomia, elaborando seu próprio caminho acessando em ordem ou não, acrescentando comentários a informações que lhe são apresentadas.Sendo ele mais ativo e participante numa abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo fronteiras entre áreas.

Informática na Educação.

Com certeza tudo anda rápido, portanto devemos e precisamos desenvolver nossa capacidade, conhecimentos científicos e tecnológicos de todas as áreas, para resolver as situaçõesque a prática social e produtiva apresenta no dia-a-dia.
A informática é uma expansão de fronteiras para nosso conhecimento nos dias de hoje, ela altera, muda a vida profissional e pessoal, temosque ficar atentos pois ela é rápida demais.

Santos dumont

A história abordada pode relacionar-se com a história da informática ,assim como Dumont ousou fazer aquilo que todos achavam impossivel nós também podemos fazer uso da informática em sala de aula e também colher os frutos dessa ousadia.Com certeza essa evolução afeta nossas vidas e se não acompanharmos essa evoluçao estaremos fadados ao fracasso.Atecnologia está no nosso dia a dia como o ar que respiramos ,ela penetrou em todos os meandros da sociedade;escola escritório ,trabalho, diversão....Conclui-se a não possibilidade de continuidade do desenvolvimento humano sem o conhecimento mínimo de informática.

inclusão digital

Em tempos de inclusão digital é preciso que nós educadores busquemos aprender a operar novos sistemas de digitalização a fim de tornar nossa prática atrativa, instigante e lúdica onde nosso aluno seja o principal beneficiado .

Inclusão digital na E.E.B.São José

Os professores de ensino fundamental e médio da escola de educação básica São José, participam essa semana do curso de aperfeiçoamento do uso do sistema operacional linux,com muito afinco e participação de todos.

"Do Sonho aos Ares"

No vídeo conta-se uma história que faz parte da evolução da tecnologia humana, a partir do esforço de Santos Dumont em construir um aparelho que permitisse ao homem voar. Mudou a vida de todos nós. Depois de assistir ao vídeo-clip de 3 minutos, que faz parte do acervo virtual do Portal Domínio Público, procure relacionar os pontos mais impostantes que surgiram, a partir das questões que se seguem: Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas? Como a Informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal? Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet? Para qual motivo ?