VISITA AO SINO DA PAZ

Era 09 de agosto de 1945. Seria mais um dia normal na vida de Casomio Ogawa, 16 anos,  quando porém ele perdeu a balsa para se deslocar até  seu local de trabalho. E isso fez a diferença entre a vida e a morte, pois os estadunidenses detonavam a bomba atômica sobre sua cidade (Nagazaki), perto aproximadamente 700 metros de seu ambiente de trabalho. Porém de onde ele estava ele presenciou a catástrofe. As lembranças são tristes: crianças gritando: “mamãe, mamãe”, corpos queimados, estraçalhados, a cidade em ruínas, apenas escombros.
     Hoje com 80 anos conta sua odisséia até chegar ao Brasil e encontrar paz e felicidade. Hoje empenha-se em fazer o mundo conhecer sua história para que não aconteça outra tragédia: “bomba nunca mais”, é sua palavra de ordem num português “enferrujado”.
     No dia29/10/2009 as oitavas e sétimas series de nossa escola fizeram uma visita para conhecer esta história e o monumento feito ao Sino da Paz Em Frei Rogério - SC. Este monumento, em que o sino é tocado em ocasiões especiais, como foi a nossa visita, é para que o mundo lute pela paz. O sino é um presente do governo japonês. Existem mais dois sinos deste apenas: um na cidade de Nagazaki e outra na ONU, nos EUA.
Prof. Marcos Campagnaro

1. A visita ao sino da paz foi espetacular. Num primeiro momento assistimos um emocionante vídeo sobre a segunda guerra e a história do seu Casomio Ogawa. Após visitamos o sino e tivemos a chance de fazer perguntas a este sobrevivente da guerra, que apesar de sua idade e sequelas psicológicas (pois até hoje sonha com o horror da bomba) não desanima na luta pela paz. É a história viva bem próxima de nós.

2. Ter a oportunidade de conversar com um sobrevivente a bomba atômica foi emocionante, fica o apelo Bomba Nunca Mais... são marcantes as cenas assistidas no vídeo. Somente quem passou por uma guerra para saber realmente o significado da PAZ, sendo este o motivo do apelo para que haja PAZ entre as nações.

3. Nós nos surpeedeimos ,com o tamanho do sino, penssamos que era maior mais era bem pequeno fim

4. Marcelo, Gian, Mariana, Patrick, Cinara16 de novembro de 2009 às 09:43

Nós gostamos muito da visita ao sino da paz.

5. Eu estava lá!!!
    Adorei a viagem...
    Foi muito importante conhecer um monumento histórico daquele e ainda conhecer a história de seu Cazumyo Ogawa...
    Que só sobreviveu a bonda de Nagazaki porque perdeu a balsa...
    E como ele diz:
    Agente nunca esta atrazado para alguma coisa e sim estamos no momento certo e na hora exata!!!
    TUDU NA SUA HORA!.!.!.!.!

6. Guilherme
    Ir conhecer sino da paz foi muito divertido e conhecer a historia de se Kasumyo Ogawa também
    Claro que eu imaginava que sino fosse gigantesco.
    Mas foi legal...

7. RUDINÉIA, PAMELA, GABRIELA e ANDREZA xD16 de novembro de 2009 às 09:51

esta viagem foi muito importante para todos que ali estavam presentes.
    porque aprendemos um pouco mais sobre a história das duas cidades Hiroshima e Nagazaki que foram destruídas por duas bombas nucleares.
    tivemos o previlégio de conhecer um dos sobreviventes da terrivel tragédia ocorrida no Japão.
    também conhecemos um monumento cujo nome é SINO DA PAZ.
    todos que tiverem enteresse em conhecer um pouco mais sobre esta história entre em contato com a Prefeitura M unicipal de FREI ROGÉRIO.

8. ACHAMOS MUITO LEGAL A VIAGEM E MUITO INTERESSANTE A HISTÓRIA DE HYROSHIMA E NAGASAKI QUE FORAM BOMBARDEADOS PELAS BOMBAS ATÔMICAS DOS ESTADOS UNIDOS, KASUMYO OGAVA SOBREVIVEU AS BOMBAS POR QUE FALTOU A AULA NAQUELE DIA

9. JOELMA, DANIELA E FABIO16 de novembro de 2009 às 10:34

NÓS ESTAVAMOS LA E ADORAMOS MUITO A VISITA AO SINO DA PAZ, A HISTÓRIA ERA MUITO INTERESSANTE PORQUE O PROPRIO CASOMIO OGAWA CONTO SUA EXPERIENCIA CONTRA ESSA BOMBA.

10. Nós Gostamos muito da viagem...
    Foi muito informativa e divertida.

Nós Queremos ir denovo Algum dia..

Ass: Yan, Juan e Marcel.

11. foi muinto legau apredemos um pouco sobre o q acomteceu naquele dia la em hyroshima e nagasaki pelas bonbas atomicas dos estados unidos gostei da historia de kasumyoogana

12. Nossa foi muito divertido ;D
    o seu Kazumi é muito legal e o seu sobrinho tambem
    o lanche estava ótimo, rimos muito e fizemos muitos comentarios !!!
    Tomara que ano que vem nos possamos ir para a inauguração do museu por que eu adorei conhecer uma parte da historia do Japão e saber que um dos sobreviventes da bomba atomica estava ali conosco ;D e quero conhecer o novo sino ;D

ass: Daiana 7º01

13. Achamos muito interessante a viagem, pois além de conhecer uma cultura diferente aprendemos tudo sobre a vida de kazume...sobrevivente da guerra e da bomba atômica.
    E também achamos muito interessante a parte em que a gente foi lá no cino da paz...mais na verdade gostamos de tudo porque lá tudo era interessante...

14. DOUGLAS E LUIZ.
    Achamos muito legal, divertido e interesante falar com o kasumy e com o subrinho dele.
    Nos temos o previlegio de ter o sino da paz que é um monumento raro. Gostamos muito, por isso gostaríamos de ir de novo.

15. foi muito legal cconheçer esse monumento tão perto de nossa cidade e eu nunca tinha ido lá visitar pessos do mundo inteiro vão lá visitar o sino e o Proprietario do sino seu KAZOMIO um dos sobreviventes da 2º guerra mundial oi muito legal esse passeio

16. DAIANE MARINA E RAFAELA16 de novembro de 2009 às 10:49

Achamos muito interessante a viajem que fizemos a FREI ROGERIO para sabermos um pouco mais sobre o que aconteceu nas cidades de NAGASAK HYROSHIMA,apesar da história do senhor KASUMYO OGAVA ser muito triste,pois no dia que aconteceu a guerra ele deveria ter ido a escola mas perdeu a balsa que atravessava o rio que o levaria para a escola,então na sua volta para casa encontrou seu amigo.
    Por ter ocorrido isto,somente sete amigos sobreviveram.Logo após da história fomos conhecer o sino da paz pois era m presente do governo japones que havia ganhado em homenagem aos sobreviventes;aos oitenta anos ele sobe tres veses ao dia para vsitar o sinom da paz...

17. QUANDO FOMOS PARA FREI ROGÉRIO FOI MUITO LEGAL QUANDO AS CRINÇAS BATERAM NO SINO E QUEM ACERT ASSE QUANTOS ANOS O SENHOR CASUME TINHA BATERIA O SINO PRIMEIRO. DEPOIS NOS PARAMOS PARA FAZER UM LANCHE E VOLTEMOS PARA O ONIBÚS E QUANDO VOLTAMOS VIEMOS FAZENDO MUITAS BRINCADEIRAS FOI MUITO LEGAL. FIM

18. Danthy e Gian dizem que o sino representa a paz,a liberdade de viver.
    Por isso gostariamos de ir visitar o seu Kazume denovo e poder ver o museu que esta prestes a ser enaugurado,aproveitem a oportunidade de conhecer concertesa vocês irão gostar de ir conhecer a história dele.

19. NOSSA ESTAVA LEGAL. O SINO DA PAZ FOI FEITO ATRAVÉS DE UM PÁSSARO, MUITO GRANDE,O SINO ERA PEQUENO,PENSAMOS QUE ERA MAIOR.

20. foi muito legal conheçer esse monumento tão perto de nossa cidade e eu nunca tinha ido lá visitar pessoas do mundo inteiro vão lá visitar o sino e o Proprietario do sino seu CAZOMIO um dos sobreviventes da 2º guerra mundial foi muito legal esse passeio

21. MATHEUS STRAGINSKI igor, du leodir16 de novembro de 2009 às 15:03

A VIAGEM FOI MUITO INTERESSANTE POIS APRENDEMOS MUITO SOBRE A HISTÓRIA DA 2º GUERRA MUNDIAL E SOBRE A VIDA DO JAPONÊS.FOI FILE DO GATO!!!!!

22. Ana Paula, Luana e Fabiola.16 de novembro de 2009 às 15:06

Nos estávamos lá, estava muito legal....nos divertimos muito..........cantamos...... adoramos visitar o sino da paz....foi uma tarde diferente.

23. Foi interessante
    descobrimos como foi a vida do japa durante as bombas de yroxima e Nagazaki
    o leodir se assusto com a cobra !!

24. Adorei conhecer um sobrevivente da bomba.
    foi completamente emocionante.
    Muito interessante ouvir ele falando sobre a guerra
    espero que todos tenhamos consciência de que bomba não leva a nada.Adorei o significado das três batidas do sino.
    Foi muito legal ter conhecido este monumento que nunca fui visitar.Foi um grande privilégio fazer está viagem.Acho que todos gostaríamos de voltar para conhecer o museu que está prestes a ser inaugurado

25. A VIAJE FOI BOA, DEVIA SER FEITO OUTRA PARA OUTRO LUGAR.

26. Foi uma tarde muito legal e conhecer o japonês foi mais legal ainda.Tudo bem não entendiamos nada do que ele falava mas era legal por que davamos risada!!!!!!!!!!!!!!!!!.Espero que aconteça outros passeios iguais a esse!!!!!!!!!!!!!!!!

27. FOI MUITO INTERESSANTE E LEGAL POIS ALGUNS ALUNOS TOCARAM O SINO E TEVE MUITAS PERGUNTAS QUE VALERAM A PENA.

28. ♥Foi uma esperiência inesquecivel conhecer um pouco mais sobre a história da bomba atômica,e ainda mais sendo contada por um dos sobreviventes da catastrofe...nós gostamos muito...♥
    ass: ♥Jennifer P. Linz e Jeniffer A. Siqueira♥

29. Foi muito bom, pois estar vendo um homen que sobreviveu á bomba atômica é muito emocionante!!!

30. Gostei,foi muito legal porque nós o conhecemos !!!

31. Bruna Cassia e Bruna Mara16 de novembro de 2009 às 16:21

Ir ao sino da paz foi algo muito legal pois conhecemos a história de um senhor que esteve presente quando a bomba atômica caiu no Japão...
    Ele nos contou que foi algo terrível pois ouve muita morte e muito sofrimento...
    Foi uma experiencia ótima...

32. Na minha opinião essa foi uma grande experiência,ficamos todos surpresos com as histórias contadas pelo japonês.
    Imaginem o sufoco que ele não passou,eu acho que ninguem gostaria de estar presente em uma guerra vendo todas aquelas pessoas morrendo.
    Foi tambem muito emocionante estar com um sobrevivente de uma guerra.
    Alem do mais o passeio foi muito bom!!!

33. Eu gostei muito porque nós conhecemos o sino da paz !!!!

34. CAIO DE OLIVEIRA DISSE...

Eu gostei porque aprendi muitas coisas novas como aconteceu a bomba quando caiu em Hiroshima mas o mais legal foi que não foi por um professor ou pessoa que passou lá mais sim por sobrevivente que vivenciou todos traumas de uma guerra q:) =D

35. ACHEI MUITO LEGAL ESSA VIAGEM, PORQUE FOIUM PRIVILÉGIO MUITO GRANDE CONHECER UM MONUMENTO TÃO PERTO DE NOSSA CIDADE.

ESSA VIAGEM FOI INESQUESÍVEL. fOI SUPER INTERESSANTE CONHECER A VIDA DO JAPONÊS

36. Foi muinto legal a viagen para o cino da pás.
    Foi muinto intereçante a istória do Kasume Ogawa q sobreviveu as duas bombas atomicas.
    Axei que o cino da pás fosse maior nao axei q éra pequeno o cino da pás.

37. Bruno lorenci e Sulivan graebin26 de novembro de 2009 às 08:51

Tenha uma boa recordaçao de sua viagem ao cino da paz e demais viagem