Pronunciamento do Nosso Vereador Mirim



Excelentíssimo Presidente da Mesa Diretora da Câmara Mirim.

Excelentíssimos Vereadores Mirins.
Senhoras e Senhores Presentes

Boa Tarde.

Com base em pesquisas e discussões comentaremos sobre “Direitos Humanos”.

O que são direitos humanos?
Os direitos humanos são direitos fundamentais de todo ser humano, sem nenhuma discriminação, seja social, econômica, jurídica, politica ou ideológica. Eles constituem condição indispensável para se alcançar uma convivência em que todos sejam respeitados sem distinção.
Os direitos humanos foram criados em conjuntos:
  • Direitos civis e políticos: foram os primeiros a serem reconhecidos, eles consideram a pessoa como ser livre não ligada a um grupo ou comunidade. Estes direitos estão diretamente relacionados com a preservação da dignidade humana.
  • Direitos econômicos e sociais: foram os direitos criados da segunda geração agregados aos anteriores. Situam-se indivíduo em um conjunto social, seja pela atividade que desempenha ou seja empregado, empregador, etc. Seja porque requem proteção especial. Como menores, idosos, desempregados, doentes. O menor tem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que é que garante o atendimento ás necessidades da infância e juventude.
  • Direitos de solidariedade: São os direitos da terceira geração que inclui a paz coletiva, o progresso, o meio ambiente saudável e equilibrado e o patrimônio comum da humanidade. Mas são os maiores direitos violados dentro da política, dentro da sociedade. Dentro da política acontecem muitas fraudes e corrupção. E dentro da sociedade a violência e desrespeito.
Os direitos humanos representam a oficialização da igualdade de oportunidades para todos os seres humanos, essencial para a construção de uma sociedade justa. No entanto, requerem a participação igualitária de todos os que integram essa sociedade. A democracia, por estar associada a determinados valores, entre os quais a tolerância, a solidariedade e o respeito pelos outros, é condição fundamental para a construção da sociedade justa.

Agradeço pela atenção.

Fabiano Fagundes – Vereador Mirim E.E.B. São José

Caminhada de Conscientização


Os alunos das 5ª séries da nossa escola, acompanhados pelas professoras nos representaram na tradicional caminhada de conscientização realizada pela APAE - Fraiburgo na data de hoje (22/08), a mesma ocorreu no centro da cidade como primeira atividade da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que terá como tema este ano: "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença: Tenha coragem de ser diferente".

Lucia Faber - Assist. Téc. Pedagógica

Dia dos Pais

Ser Pai

Ser pai é ser companheiro,
construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,
para alicerçar valores que edificam a sociedade.

Ser pai é ser jardineiro,
plantando raízes de virtudes com mãos delicadas,
para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.

Ser pai é ser herói,
protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,
cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.

Ser pai é ser fonte de vida,
inaugurando nossa história com gestos de amor,
renovando perenemente a herança da criação.

Ser pai é ser poeta,
declamando com carinho os versos de sua vivência,
para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.

Parabéns Papai.

www.portaldafamilia.org

PARABÉNS ESTUDANTE




Estudar é como conhecer.
Tempo de novidade a cada dia.
Tempo de alegria a cada hora.
Tempo de preparar para a vida.

11 de agosto / Dia do Estudante.
Parabéns alunos.

ARTE

O ensino da arte, dentro de uma concepção histórico-cultural, volta-se para a democracia, pois a cidadania resulta no empenho no desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da imaginação e do conhecimento dos indivíduos.
A arte permite o surgimento e a garantia da expressão do indivíduo, como parte integrante de suas realidades vitais.
Quanto mais contato e interação o aluno tiver com obras de arte, imagens e mediações com o patrimônio artístico-cultural; quanto mais o seu olhar puder sentir a arte presente nas ruas, nas praças, na natureza, quanto mais ela dialogar com a sua produção da humanidade, mais autônoma e significativa será a sua manifestação expressiva.
A Arte não é apenas básico, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve.
O processo de educação dos alunos em uma cultura, seja qual for, passa pela aprendizagem de todos que a constituem: a organização social e econômica, a estrutura das relações de parentesco, a língua, a religião, a música, a dança, o teatro e as artes visuais.


MOSAICO

Mosaico é a técnica de transformar materiais variados em fragmentos diminutos, que posteriormente serão unidos como num quebra-cabeça criando uma figura única. Os materiais podem ser: rochas como o granito, materiais cerâmicos, pedras semipreciosas, seixos, etc. A palavra mosaico origina-se do termo “mosaicon” que significa “musa”, algumas fontes traduzem como “paciência das musas”.


ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da Pré-História. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Alimentavam de caça, de pesca e da colheita de frutos.
Esses grupos humanos costumam se abrigar em cavernas e em cabanas construídas com paus e ossos de mamutes, cujo teto era coberto por ramagens ou peles de animais. É nas cavernas onde encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo ser humano. São verdadeiros “salões de arte”, com pinturas de ursos, cavalos, veados, bisões, entre outros. Tudo o que conseguiam desenhar poderia ser dominado, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferido mortalmente. Dessa forma eles poderiam dominá-lo com facilidade.
As pinturas eram representações da natureza que garantiam uma boa caçada e, consequentemente, a sobrevivência.
No Brasil também encontramos pinturas rupestres (feitas em rochas) que comprovam a existência desses grupos na América há milhares de anos

Prof. Jorgeana Haupt dos Santos
Professora de Arte.