O ensino da arte, dentro de uma concepção histórico-cultural, volta-se para a democracia, pois a cidadania resulta no empenho no desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da imaginação e do conhecimento dos indivíduos.
A arte permite o surgimento e a garantia da expressão do indivíduo, como parte integrante de suas realidades vitais.
Quanto mais contato e interação o aluno tiver com obras de arte, imagens e mediações com o patrimônio artístico-cultural; quanto mais o seu olhar puder sentir a arte presente nas ruas, nas praças, na natureza, quanto mais ela dialogar com a sua produção da humanidade, mais autônoma e significativa será a sua manifestação expressiva.
A Arte não é apenas básico, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve.
O processo de educação dos alunos em uma cultura, seja qual for, passa pela aprendizagem de todos que a constituem: a organização social e econômica, a estrutura das relações de parentesco, a língua, a religião, a música, a dança, o teatro e as artes visuais.
MOSAICO
Mosaico é a técnica de transformar materiais variados em fragmentos diminutos, que posteriormente serão unidos como num quebra-cabeça criando uma figura única. Os materiais podem ser: rochas como o granito, materiais cerâmicos, pedras semipreciosas, seixos, etc. A palavra mosaico origina-se do termo “mosaicon” que significa “musa”, algumas fontes traduzem como “paciência das musas”.
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da Pré-História. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Alimentavam de caça, de pesca e da colheita de frutos.
Esses grupos humanos costumam se abrigar em cavernas e em cabanas construídas com paus e ossos de mamutes, cujo teto era coberto por ramagens ou peles de animais. É nas cavernas onde encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo ser humano. São verdadeiros “salões de arte”, com pinturas de ursos, cavalos, veados, bisões, entre outros. Tudo o que conseguiam desenhar poderia ser dominado, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferido mortalmente. Dessa forma eles poderiam dominá-lo com facilidade.
As pinturas eram representações da natureza que garantiam uma boa caçada e, consequentemente, a sobrevivência.
No Brasil também encontramos pinturas rupestres (feitas em rochas) que comprovam a existência desses grupos na América há milhares de anos
Prof. Jorgeana Haupt dos Santos
Professora de Arte.
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