Além dos Fray

    É importante saber que a cidade onde vivemos, não surgiu apenas a família Fray, e sim que antes deles haviam outras pessoas e nelas há outras belas histórias.
    A maior parte dessa região era primitivamente coberta por imensas florestas nativas, onde, além da imbuia, do cedro, da canela, da erva mate, predominavam os belos e magestosos pinheiros, tão típicos das paisagens sulinas do Brasil. E nesse cenário natural habitavem, já há mais de anos e anos, povos que viviam da caça, da pesca e do pinhão. Depois deles, surgiram os índios das tribos Kaigang e Xokleng, ou os chamados de bugres, como vieram a ser chamados pelos brancos que desbravaram a região, e dos quais restam hoje apenas alguns poucos, vivendo em reservas indígenas.
    Surgiram, então, grandes fazendas, por posse de terras devolutas e compra de antigas posses, com peões, zeladores, agregados, arrendatários, meeiros e posseiros. Duas destas grandes glebas de terra viriam a ter particular impostância no surgimento do futuro Município de Fraiburgo: as fazendas "Liberata" e "Butiá Verde".

    A fazenda "Liberata" foi adquirida em 1870 por Generoso Ribeiro de Andrade e Porfírio de Oliveira. "Butiá Verde", com uma área de 696.000m², fora adquirida por usucapião em 1920, por Benedito de Deus e outros, passando depois a Zacarias de Paula, residente em Curitiba. A divisa entre as duas fazendas não estava claramente definida em toda a sua extensão, fazendo com que sobre uma grande área, onde predominavam campos, pairassem dúvidas a respeito de quem seria seu legítimo proprietário. Isto acabou gerando conflitos, e a área passou a ser conhecida por "Campo da Dúvida".
    Segundo os relatos, de Fabrício Dias de Andrade, neto do Generoso Ribeiro de Andrade, o nome "Liberata" foi dado à primeira fazenda de seu avô, em homenagem a uma índia velha chamada Liberata, que vivia em uma tribo às margens do Rio Mansinho, bem próximo ao primeiro rancho erguido por ele assim que ali chegou vindo de Vacaria-RS. Generoso se afeiçoara à velha índia, que o procurava todos os dias para pedir comida.
    As primeiras famílias que habitavam a região do "Campo da Dúvida" teriam sido Naper ou Anaper (por volta de 1880). Depois dele vieram Fritz Burger, Aristides Ramos e menbros da família Moreira; Leopoldino Ribeiro (proximidades onde hoje está o hospital Divino Espírito Santo); Felício Pires (atual Vila Salete); família Felix Ribeiro (Cerro dos Bugios); famílias Linfôncio e Tomás (Serra dos Barbudos atual Dez de Novembro).
    Após a colonização dos Fray hoje em dia a cidade está muito bela, com vários pontos turísticos, como por exemplo: Hotel Renar, Barraquinha da Maçã, Praça da Chaminé, Casa da Cultura, Mata René Frey, Lago das Araucárias, Portal e tantos outros. A economia da cidade está baseada na maçã.

    A respeito do trabalho feito em sala de aula pelo professor André, eu creio que a turma inteira gostou muito, pois conhecemos um pouco mais da nossa história, sobre a colheita da maçã, entre outros temas que foram pesquisados e apresentados.

Aluno: Thomas Matheus Philippus 1ºAno EM 01

6 comentários:

  1. Parabéns aos alunos e ao professor Andre Campagnaro pelo excelente trabalho realizado em sala de aula. Vale lembrar que o trabalho foi apresentado também para os alunos das series iniciais, e que houve uma linda exposição. Aguardamos a postagem das fotos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos alunos e ao professor pelo belissimo trabalho apresentado.

    ResponderExcluir
  3. muinto interesante...Saber o começo de fraiburgo as fotos antigas demoatram bem onde tudo comessou .A vinda da familia Frey o começo da colonizaçao os primeiros automoveis etc..................foi munto bom a ideia do professor André

    ResponderExcluir
  4. aa eu participei desse trabalho e foi mto interesante ;De divertido ;D

    ResponderExcluir
  5. E AI PESSOAL DO SÃO JOSÉ TUDO NA PAZ?
    FAZER O QUE ESSE NÃ ESTIVE AI MAS SE DEUS QUISER O ANO QUEM VEM ESTAMOS JUNOS NOVAMENTE.ABRAÇO!!!!!
    ANDRÉ CAMPAGNARO

    ResponderExcluir