ARTIGO DE OPINIÃO



Autora: Priscila Zonin (3º01 – EM)


Professora Marisa Ventura.





O LUGAR ONDE VIVO.


MUDANÇAS DE HÁBITO X MUDANÇAS CLIMÁTICAS,



Fraiburgo, localizada no meio-oeste catarinense, tem como principal economia a maçã, que além de trazer turistas dos mais variados lugares, também gera muitos empregos na cidade para seus moradores e para pessoas que vem de outras regiões do país principalmente para colheita.


Todos os anos, de janeiro à abril acontece a safra da maçã que movimenta a cidade toda.


Mesmo que nossa cidade seja conhecida como Terra da Maçã, o fruto já não encontra em nossa cidade o clima adequado para seu cultivo, pois nos últimos anos a temperatura tem subido muito e por mais que tenhamos um inverno rigoroso em nossa região o frio já não alcança com tanta freqüência, temperaturas tão baixas quanto antigamente.


A maça precisa de um período de dormência em temperaturas menores que 7,2 ºC. As variedades Gala e Fuji necessitam de 700h e 600h de dormência respectivamente. No ano de 2009 tivemos apenas 485h de frio na temperatura adequada.


Existe ainda outra situação em relação a variedade Fuji que não tolerava concentração de CO2 (dióxido de carbono) maior que 1% ultimamente ela já tem aceito 2%, possivelmente isso tenha ocorrido pela alta concentração de CO2 durante o período de desenvolvimento da maçã.


Não só essa como várias outras situações nos faz acreditar que Fraiburgo e algumas outras cidades que tem agricultura como auge de sua economia sofrerão as conseqüências do péssimo hábito que o homem tem de devastar a natureza. Algumas empresas até tiveram a idéia de mudar, cultivar outras frutas em nossa cidade, mas ainda acredito na mudança de hábitos, na tão falada reciclagem, acredito que dizer não a poluição e ao desperdício de qualquer matéria-prima é a verdadeira solução. Como disse Mahalma Gandhi “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário